Com o retorno iminente de viagens à Lua, pesquisadores já discutem o estabelecimento de bases lunares. Um dos projetos mais espetaculares foi apresentado pela Agência Espacial Europeia (ESA), em colaboração com o estúdio de arquitetura Skidmore, Owings and Merrill (SOM), responsável construções memoráveis, como o One World Trade Center.
Uma sofisticada base lunar
Apresentado na Bienal de Arquitetura de Veneza, o projeto da cidade lunar foi chamado de “Vida além da Terra”. A base será formada por diferentes edifícios parcialmente infláveis, para que ocupem a metade de seu tamanho durante as manobras de transporte. Além disso, o uso de material inflável é uma forma de evitar a fabricação de estruturas permanentes na Lua.
As estruturas dos edifícios infláveis se conectam entre si por meio de tubos, garantindo uma atmosfera segura para transitar de um edifício a outro, sem necessidade de vestir uma roupa de proteção. De acordo com o projeto, cada estrutura é elaborada com quatro plantas que aproveitam ao máximo todo o espaço. Confira abaixo um vídeo sobre o projeto:
Todos os detalhes nas estruturas lunares foram cuidadosamente
projetados, inclusive o lugar no qual estarão situadas: em um extremo da
cratera Shackleton, no polo sul da Lua, local no qual as temperaturas
são menos extremas e que recebe luz solar durante praticamente todo o
dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário