Cientistas revelam a origem genética dos antigos gregos
Um novo estudo, realizado por um grupo internacional de cientistas da Sociedade Max Planck para o Progresso da Ciência, da Alemanha, e várias instituições da Grécia e da Turquia, revela finalmente a origem genética dos gregos e sua ligação estreita com as civilizações micênica e minoica.
Os pesquisadores coletaram amostras de DNA de diferentes épocas históricas e origens (restos fósseis da cultura minoica em Creta, do sítio arqueológico de Micenas e da Idade de Bronze na Grécia e Turquia) e confirmaram que os gregos atuais são descendentes diretos da cultura micênica, uma civilização pré-helênica datada entre os anos 1.600 e 1.200 a.C.. As análises determinaram que os micênicos compartilham 75% de sua composição genética com os minoicos, a segunda cultura europeia da Idade do Cobre e do Bronze, surgida na ilha de Creta, entre os anos 2.700 e 1.450 a.C..
Os cientistas ressaltaram que é bastante surpreendente a continuidade genética entre essas civilizações antigas e os gregos contemporâneos, uma vez que a região foi uma encruzilhada de civilizações por milhares de anos.
BBC
seuhistory
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário