Esqueça o que aprendeu nos livros de história, que dizem que o russo Yuri Gagarín foi o 1º astronauta a ir ao espaço, em 1961, aonde constatou que a Terra era, de fato, azul e se tornou o primeiro astronauta da história.
ERRADO.
Muito antes de Gagarín, no longínquo século XVI, um chinês teria viajado para o espaço. Isso mesmo: ele teria antecipado os russos em quatro séculos.
Wan Hu – “o primeiro astronauta oficial” – era funcionário da corte imperial e tinha obsessão pelos mistérios do céu. Ao assistir uma exibição de fogos de artifícios, teve uma ideia: “e se eu construísse um geringonça que fosse propulsionada por esses foguetes para viajar entre as estrelas?”
Fez inúmeros cálculos e concluiu que, sim, era possível. Sua astronave era, basicamente, uma plataforma de madeira com uma cadeira e duas pipas gigantes, que o ajudariam a fixar-se no ar. Abaixo, 47 foguetes.
No dia do lançamento, Wan Hu subiu em sua nave e, com um ajudante para cada foguete, ordenou que fossem acesos. Uma grande explosão.
E, por trás da fumaça, se viu que a nave e Wan Hu tinham subido. O único problema foi que o nosso primeiro astronauta não previu um detalhe: retornar para a Terra. Ninguém nunca mais soube dele.
Hoje, seu nome batiza uma cratera da Lua.
A história de Wan Hu apareceu em um artigo de John Watkins Elfreth, publicado em 02 de outubro de 1909 na revista Scientific American , mas usou o nome Wang Tu em vez de Wan Hu:
" A história tradicional chinesa afirma que o primeiro a sacrificar-se para resolver o problema de voar era Wang Tu , um mandarim chinês, de cerca de 2.000 anos antes de Cristo que, tinha construído um par de grandes , paralelas e horizontais pipas , sentou-se em uma cadeira fixa entre eles, enquanto quarenta e sete assistentes , cada um com uma vela acesa, para acender os quarenta e sete foguetes colocados debaixo do aparelho. Mas o foguete sob a cadeira explodiu , queimando o mandarim e por isso irritou o imperador que mandou uma punição grave para Wang. "( Note-se que a data de 2000 AC é anterior ao surgimento da escrita na China por três ou quatro séculos e pré-data a invenção de foguetes à base de pólvora na China por cerca de 3.000 anos . )" Wan Hu "Legend of " Wan Hu " foi amplamente divulgada por uma conta não referenciada na Rockets e Jets pelo autor americano Herbert S. Zim em 1945." No início do século XVI, Wan decidiu tirar proveito da tecnologia avançada da China em fogos de artifício, para criar uma maneira de lançar-se para o espaço. Ele supostamente tinha uma cadeira construída com , quarenta e sete foguetes em anexo. No dia da decolagem , Wan, esplendidamente vestido, subiu em sua cadeira de foguetes e quarenta e sete funcionários acenderam as mechas e depois apressadamente correram para se esconder. Houve uma enorme explosão . Quando a fumaça se dissipou , Wan e a cadeira foram embora, e foi dito que nunca mais foram vistos novamente. "
Em um episódio da série de TV Mythbusters, o voo de Wan Hu foi recriado com foguetes de pólvora como os da lenda. A cadeira explodiu na plataforma de lançamento...
Nenhum comentário:
Postar um comentário