Duas drogas cruciais para a evolução humana


Diversas hipóteses científicas afirmam que o café e o álcool foram substâncias cruciais para a evolução humana. O consumo dessas drogas teria permitido que o homo sapiens sobrevivesse às duras condições ambientais da antiguidade.
A pesquisadora Chelsea Follet, editora do blog Human Progress, explica que a fermentação de vários ingredientes vegetais tornou possível o consumo de líquidos que, desprovidos de outros meios de descontaminação, poderiam ter envenenado nossos antepassados. O fermento presente nas bebidas alcoólicas produz o etanol, uma substância que destrói os micróbios e possui inúmeras propriedades antissépticas. A primeira evidência de vinho de palma data do ano 16.000 a.C., e existem provas de que na China são consumidas bebidas alcoólicas feitas de arroz há quase 10 mil anos.

O café, original da América, também impactou fortemente a configuração social humana. Suas propriedades estimulantes do sistema nervoso central auxiliaram na difícil tarefa de conseguir alimentos e garantir a integridade física. Além disso, nos anos posteriores à conquista da América, o consumo do café na Europa desempenhou um papel fundamental na organização intelectual que propulsionou grandes mudanças nos últimos séculos.


playground
seuhistory

Nenhum comentário:

Postar um comentário