A Terra poderá voltar a ser uma grande bola de gelo?
Estudo publicado na revista Geophysical Research Letters apresenta um modelo que explica as possíveis causas da enorme glaciação ocorrida na Terra há 717 milhões de anos.
Os pesquisadores Francis Macdonald e Robin Wordsworth, da Universidade de Harvard, nos EUA, explicam que uma série de fenômenos simultâneos fez com que a temperatura global diminuísse drasticamente até transformar o planeta em uma grande bola de neve.
Um número elevado de erupções vulcânicas ocorridas na “grande região ígnea de Franklin”, uma faixa territorial que hoje vai do Alasca até a Groelândia, teria feito com que quantidades substanciais de dióxido de enxofre (SO2) subissem à atmosfera. Esse gás bloqueia a radiação solar, isolando a superfície terrestre do calor. Por isso, o crescimento das áreas congeladas teria se multiplicado por todo o planeta.
Macdonald e Wordsworth afirmam que esse modelo permite não apenas entender a grande maleabilidade climatológica da Terra, mas serve também para analisar as possíveis mudanças meteorológicas de diversos exoplanetas.
abc
seuhistory
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário