Boato sobre Facebook provoca proliferação de memes com #naoautorizo


Um boato sobre uma suposta mudança nas configurações de privacidade do Facebook fez milhares de brasileiros publicarem uma nota em seus murais impedindo a empresa de "tirar a privacidade" dos usuários e gerou uma proliferação de memes com a hashtag #naoautorizo.

O texto que foi reproduzido diz:
"É amanhã... a partir de amanhã as suas publicações, fotos ou até mesmo mensagens que você excluiu serão públicas para todo mundo. Basta colar isso no seu mural se você não autoriza o Faceboook a postar sua privacidade (copie e cole no seu mural, não pode compartilhar). Eu não autorizo o Facebook a tirar minha privacidade - Copie e Cole. (Não Compartilhar) #NAOAUTORIZO". 
Embora apresente algumas alterações, o texto é um boato recorrente no site e já foi desmentido por meio de um comunicado intitulado "Você tem o controle", no qual o Facebook nega qualquer mudança na privacidade das publicações ou no acesso ao conteúdo dos usuários.
Em resposta irônica ao boato, usuários passaram a compartilhar memes com a hashtag #naoautorizo e uma série de "negativas", como não autorizar carboidratos a atrapalhar a dieta, feriados coincidirem com fins de semana etc.
Para evitar cair nos boatos que se propagam de tempos em tempos na internet, é importante ler os termos de compromisso de cada uma das redes sociais e visitar a página das configurações para entender quais as permissões de acesso você está autorizando na sua conta, especialmente no que diz respeito à privacidade.
Uma das publicações que viralizaram ironizando o boato recomendava aos usuários a mudarem as configurações de suas redes para "evitar o apocalipse".


BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário