Ainda existem os cavaleiros templários?
Paira no ar um mistério sobre a existência dos antigos cavaleiros templários ou os seus herdeiros nos tempos atuais. Eles existem por aí, escondidos em alguma sociedade secreta? A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão foi dissolvida pelo Papa Clemente V em 1312, após disputas sangrentas de poder entre setores clericais e diversos monarcas da Idade Média. O desaparecimento brusco dos templários foi motivo de inúmeras especulações e mitos que persistem até os dias de hoje.
Desde teorias que afirmam que eles nunca deixaram de existir na clandestinidade até a hipótese mais difundida de que um grupo herdeiro da ordem luta secretamente pelo controle mundial.
A verdade é que não há nenhuma prova concreta de que existam atualmente cavaleiros templários oriundos da antiga tradição cruzada. No entanto, em 1981, o Vaticano elaborou uma lista extensa que enumerava todas as organizações que se declararam sucessoras dos templários.
Entre os que utilizam o nome da ordem, estão grupos como os Cavaleiros da Aliança Templária Contra a Droga, cujo objetivo é enfrentar os vícios; a Ordem dos Cavaleiros do Templo e da Maria, voltada para a experimentação alquímica; e diversas Irmandades e Ordens que não possuem nenhuma linhagem templária. Membros do poderoso cartel mexicano surgido no estado de Michaocán em 2011 também se autodenominam Cavaleiros Templários.
Certos rituais maçônicos pegam emprestada a simbologia dos templários e existem até mesmo correntes que afirmam ser descendentes dos monges, como o Rito Maçônico Templário e a Estrita Observância Templária do Barão Von Hund.
MDZOL
seuhistory
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário