Especial Luiz Vanderlei Rodrigues - Evento na Câmara Municipal de Colombo em Comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.


Em comemoração ao dia de hoje(21), dia Nacional de Luta da pessoa com deficiência foi realizado ontem(20), na Câmara de Vereadores de Colombo a primeira Sessão da Frente Parlamentar pela Mobilidade e Acessibilidade Urbana da Câmara Municipal de Colombo em parceria com o
Instituto de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência - IDDPCD com o tema:
"ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE URBANA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA"

A sessão contou com a presença de vereadores e representantes de entidades e militantes que atuam na educação, defesa  e desenvolvimento de pessoas com deficiência em Colombo e região para discorrerem sobre o tema.
Os Palestrantes do Instituto de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (IDDPCD) abrilhantaram este evento com os seguintes temas:
A primeira palestrante foi a Presidente do Conselho Fiscal do IDDPCD, a Sra. Ana Paula Zanon com a palestra: "Minha História de Vida como Diabética"
O segundo palestrante foi o Sr. Sandro Ferreira Alves Conselheiro Fiscal do IDDPCD com a palestra: “*Acessibilidade e Mobilidade para pessoas com baixa visão”
O terceiro palestrante foi o Sr. Ricardo Vilarinho, Diretor Operacional do IDDPCD, com a palestra:

 "A participação da pessoa com deficiência na política pública ”
"O quarto palestrante foi o Sr. Tiago Alves Carneiro Junior, palestrante convidado pelo IDDPCD, estudante do 6º período de Direito na Uninter, com a palestra: “A acessibilidade para a pessoa com
deficiência auditiva” O quinto palestrante foi o Sr. José Aparecido Leite, presidente da
Associação de Pessoas Deficientes de Colombo (APDEC),sobre com a palestra: 

“Gestão arquitetônica e atitudinal para a acessibilidade e mobilidade urbana”
Continuando a comemoração ao Dia Nacional de Luta da pessoa com Deficiência, logo após o encerramento da  Sessão da Frente Parlamentar pela Mobilidade e Acessibilidade Urbana, teve o início a sessão ordinária da Câmara.
Após a abertura dos trabalhos da Sessão Ordinária,  o Presidente professor e vereador Waldirlei Bueno, falou em seu pronunciamento sobre a importância de discutir o tema com a população no Legislativo que é essencial para auxiliar o município a compreender como a geografia física, social e econômica afeta as pessoas com deficiência e definir políticas públicas para promover a igualdade social.
logo após o pronunciamento do Presidente do Legislativo, foi iniciada a tribuna livre com a participação do Presidente do IDDPCD, o Sr Luiz Vanderlei Rodrigues, que fez uso da palavra com a palestra sobre o tema:
"Acessibilidade e Mobilidade e a Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência"
Após a Tribuna Livre o Presidente do Legislativo, Vereador Waldirlei, conjuntamente com os demais vereadores presentes na sessão homenagearam os palestrantes, os intérpretes e as instituições presentes.
O evento contou com a tradução simultânea em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, feita por integrantes do Centro de Ensino de Português e Libras(Cepol): Cleverson Santos e Eduardo Alves Junior, e também realizada pelas intérpretes de Libras do IDDPCD: Bruna Garcia
e Marcia Elias.

______________

21 DE SETEMBRO, DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

Poucos dias após o fim da Paralimpíada Rio 2016, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado nesta quarta-feira (21).
A data chama a atenção, novamente, para a inclusão das pessoas com deficiência, quase um quarto da população brasileira.
O Dia Nacional foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005.
A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.
Ações especiais do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência ocorreram em todos os Estados, como entrega de documentos com reivindicações, seminários e eventos culturais.
Em 2008, o Brasil ratificou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o Protocolo Facultativo, e o documento obteve aqui equivalência de emenda constitucional.
Da convenção, surgiu a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que trata os objetivos de forma mais concreta e entrou em vigor em janeiro deste ano.
Um grande desafio, é aplicar as ações em todo o País, muito extenso e diverso.
“Às vezes, conseguimos, tal qual está na lei, resolver um grande problema de acessibilidade, mas é pontual, devido a questões geográficas e culturais.”
De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência.
A Paralimpíada Rio 2016 é um marco na luta e na história do esporte brasileiro.
Nesta edição, participaram 287 atletas (185 homens e 102 mulheres) em 22 modalidades, a maior delegação já enviada pelo País.
Os atletas conquistaram 72 medalhas, outro recorde para o Brasil – 67% a mais do que na edição anterior, em Londres.
Os números da bilheteria também impressionam: foram vendidos 2,1 milhões de ingressos no total, segunda maior venda da história da Paralimpíada, mostrando o interesse do brasileiro pela diversidade e inclusão por meio do esporte.
A Paralimpíada trouxe visibilidade para nossa eficiência, qualidades, dons e conquistas.
E não só no momento da medalha, mas também na vida comum, que traz grandes conquistas, a médio e longo prazo, teremos uma sociedade muito mais inclusiva.


Fonte: Portal Brasil, com informações da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Comitê Paralímpico Brasileiro, Ministério do Trabalho, Senado Federal, IBGE e MEC


Jornalista: Luiz Vanderlei Rodrigues
DRT: 0010690/PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário