Chimarrão pode causar câncer, alerta OMS
O chimarrão foi apontado como possível cancerígeno por um estudo da Agência Internacional para Pesquisa Sobre Câncer (IARC, na sigla em inglês) da Organização Mundial da Saúde (OMS). O alerta serve para o uso do herbicida glifosato na cultivo da erva-mate e o consumo da água em alta temperatura.
Segundo o médico oncologista Leandro Brust, o estudo foi o resultado em testes em animais. “Os estudos em humanos ainda não conseguiram provar que o chimarrão seja cancerígeno.”
Brust explica que ao ingerir muitas vezes a água quente, células do esôfago vão morrendo. Isso causa um processo inflamatório e com o tempo pode vir a se desenvolver um tumor no local.
A utilização do glifosato facilita o trabalho no campo, mas é suspeito de causar doenças. O herbicida é utilizado durante o processo de cultivo de erva-mate para matar vegetais que crescem ao redor da planta.
O glifosato faz o mesmo trabalho que a capina faria e também funciona para o controle de pragas. Trata-se também de uma forma de fazer render a área produtiva.
O médico lembra que a OMS não classificou como uma relação clara do chimarrão com o câncer. “É uma advertência. Não pode ser comparado com cigarro e o álcool que comprovadamente possuem relação com a doença.”
independente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário