Você sabe o que só a Croácia tem ?
Vai ter Copa, e vai ter muita Copa. Já tivemos jogadores alemães dançando com índios e com torcedores do Bahia (aka Baêa), holandeses jogando frescobol e se deslumbrando na fauna urbana praiana carioca, australiano com medo de aranha no quarto (logo um cara da Austrália, lugar dos bichos mais bizarros do mundo!?), Eto’o dizendo que Obina é melhor que Eto’o, bósnios adotando cachorro na praia e por aí vai.
Há quem diga que os brasileiros – pelo menos os que entraram no clima – estão muito deslumbrados, tratando qualquer coreano como se fosse craque-ídolo-gênio. É normal. O Brasil inteiro recebe menos turistas por ano que o Palácio de Versalhes. Então tá.
Para quem gosta de Copa também como uma desculpa para conhecer algo a mais dos países participantes, este blog vai colaborar. O primeiro país é o primeiro adversário do Brasil, a Croácia, 3º lugar em 1998.
O que só a Croácia tem
1 – A gravata (pelo menos a gravata original)
O acessório, tão odiado por homens de pescoço largo, entrou na moda de vez no século 17, quando soldados croatas de lenço no pescoço encantaram o rei francês Luís 14.
2 – O dálmata
Desde o século 17 há registros desse simpático cão preto-e-branco na Dalmácia, região na costa do mar Adriático que hoje representa boa parte do território croata. Com o tempo, a raça se desenvolveu na Inglaterra e virou artista da Disney (ou 101 artistas).
3 – Os cenários de Game of Thrones
Não é o único país, mas o único que está na Copa. Os outros ou nunca se classificaram (Islândia, Malta) ou só estiveram em três edições (Irlanda do Norte). Boa parte dos cenários mais ensolarados da série mais popular da história da HBO, cuja quarta temporada chega ao fim no próximo domingo, é filmada lá na Dalmácia, terra dos dálmatas (e do pôr-do-sol mais bonito do mundo, teria dito Alfred Hitchcock).
A cidade que tem mais locações na série é, justamente, a mais turística do país, Dubrovnik.
4 – A menor cidade do mundo
E uma das com o menor nome também: Hum. Há divergências quanto ao título, até porque definir o que é uma cidade pode ser complicado. Mas, com 23 habitantes, essa microcidade na Ístria é uma das campeãs em pequenez.
Felipe van Deursen
super
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário