Papa pretende celebrar seu primeiro consistório de cardeais em fevereiro


Cidade do Vaticano, 29 out (EFE).- O papa Francisco pretende celebrar seu primeiro consistório para nomear novos cardeais em fevereiro de 2014, antes mesmo de completar um ano da sua eleição, divulgou nesta terça-feira a agência de informações sobre o Vaticano "I.Media".
A intenção do papa é convocar essa grande reunião de trabalho e, em seguida, fazer a nomeação de novos cardeais.

Este encontro será antecedido, nos dias 17 e 18 de fevereiro, por uma reunião do G8, o novo "conselho dos cardeais", o grupo de oito purpurados nomeado para estudar o tão aguardado projeto de reforma da Cúria.
Após isso, a ideia é convocar, para os dias 19 e 20 de fevereiro, um consistório extraordinário, com todo o colégio cardinalício a portas fechadas, antes de presidir os dois dias seguintes o ordinário, que levará à nomeação de novos cardeais.
Este será o primeiro consistório extraordinário a ser realizado pela Santa Sé desde fevereiro de 2012. No anterior, o seu antecessor Bento XVI abordou a questão da nova evangelização.
Agora, o papa abordará, entre outros assuntos, a reforma que está realizando na Cúria, afirma a "I.Media", além do governo da Igreja Católica.
Francisco poderia nomear 14 novos cardeais para respeitar o número máximo de 120 eleitores fixados pelo papa Paulo VI (1963-1978).
O último consistório ordinário para a criação de cardeais foi em novembro do ano passado, quando Bento XVI nomeou seis cardeais não europeus para equilibrar a situação após ter decidido a criação, nove meses antes, de 12 purpurados do Velho Continente com menos de 80 anos.
Atualmente, do total, 55 cardiais são europeus (25 italianos), 14 da América Latina, 11 africanos, somente um da Oceania, e os demais da América do Norte e da Ásia.

EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário