Guarda Municipal de Colombo participará de treinamento da SWAT americana


Com a participação de 200 policiais brasileiros e estrangeiros e do Guarda Municipal de Colombo, Inspetor Brizola, será realizado, a partir desta sexta-feira (25) até o dia 2 de novembro, em Vitória, o maior treinamento policial da América Latina.
O treinamento terá foco total na preparação de policiais para grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, sediados no Brasil, de forma a identificar situações emergenciais em casos críticos.
Serão realizadas operações diurnas e noturnas, a fim de que as simulações remetam os participantes às verdadeiras ações policiais. Entre as simulações estará a de atentado terrorista.
GM Brizola
Realizado pelo CATI (empresa especializada em treinamentos táticos) esta é a 15ª edição do Swat, evento realizado no Brasil uma vez por ano e que conta com os melhores instrutores do mundo, entre eles oficiais da Swat de Dallas, considerado o melhor departamento policial dos Estados Unidos, oficiais da Agência Espacial – Nasa, policiais do Gate-SP e policiais do Bope-RJ.
Os agentes de segurança que participarão do treinamento também terão aulas teóricas e práticas sobre Antiterrorismo, técnicas de imobilização, Gerenciamento de Crises e Negociação com Reféns, Tiro em Baixa Luminosidade, Tiro em Ambientes Fechados, Assalto a Ônibus, Arrombamento Tático, Progressão em Favelas, Resgate e Atendimento de Policial Ferido (APH Tático).
Vale ressaltar que o curso é destinado somente a agentes que compõem a segurança pública do País, tais como policiais federais, civis, militares, bombeiros, agentes penitenciários, além de integrantes das Forças Armadas. Neste ano participarão também policiais de outros países como Argentina, Equador, Venezuela e Uruguai.
Informações complementares:
- A abertura do evento acontece às 19 horas da próxima sexta-feira (25), no Palácio Anchieta, em Vitória, e contará com a participação do Governador do Estado.
- Na ocasião, será lançado o livro que traz a biografia de Marcos do Val, presidente e fundador do CATI (Centro Avançado em Técnicas de Imobilização). O livro intitulado “Um brasileiro na Swat” conta a história do CATI e como Marcos do Val levou técnicas criadas por ele mesmo à Swat, à Nasa e ao Vaticano (equipe de segurança do Papa). Hoje Marcos é considerado o único brasileiro a ter acesso e a fazer parte da história dessas instituições.
- No sábado (26), às 17 horas, no shopping Mestre Álvaro, na Serra, uma equipe de oficiais da Swat fará demonstrações de ações policiais e dará dicas de segurança. A ação é inédita no mundo.
- No sábado pela manhã, às 9 horas, no ginásio Tancredão, em Vitória, os oficiais da Swat receberão a comunidade para um bate-papo.
- Também se fará presente na cerimônia de abertura o Major Diógenes Lucca, fundador e ex-comandante do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar de São Paulo, que realizará uma palestra sobre os protestos que vêm acontecendo em todo o país.


Com sn

Nenhum comentário:

Postar um comentário