Cachoeiras, piscinas naturais, trilhas no meio da floresta e a biodiversidade deslumbrante da Costa Rica. Tudo isso pode compor o destino perfeito de férias de muitas pessoas, mas o casal norte-americano Matt e Erica Hogan ficou tão encantado com a natureza do país que decidiu se mudar para lá.
Preocupados em causar o mínimo impacto ao meio ambiente e em morar em uma comunidade autossuficiente, os dois criaram a Finca Bellavista*. Ao todo, são 25 estruturas de madeira construídas entre as árvores. A comunidade usa energia solar e possui hortas comunitárias para alimentar os moradores e visitantes.
Tanto os espaços comunitários quanto as moradias fazem captação de água da chuva, possuem biodigestores para processar o lixo produzido e gerar energia e calor. Além disso, a arquitetura das casas na árvore prioriza a luz e a ventilação natural.
Já se passaram sete anos desde que o casal visitou o terreno da comunidade pela primeira vez, e o sonho deles não mudou: atrair moradores que também valorizem e estejam dispostos a praticar a conservação de espécies e do ambiente natural no dia a dia.
Tudo isso fez você pensar que a comunidade é totalmente isolada? Pois não é, não! Apesar de estar há três quilômetros da cidade mais próxima, a Finca Bellavista tem sinal 3G e conecta quem mora no topo das árvores ao mundo todo!
Abaixo, assista ao vídeo oficial da comunidade (em inglês):
Marina Maciel
Nenhum comentário:
Postar um comentário