O blog do Esmael completa 04 anos hoje! Parabéns pela liderança!


04 anos já se passaram, parece que foi ontem que o Esmael me falou que estaria lançando um blog, com uma nova proposta de informação e visão sobre a política.
O blog tornou-se nestes 04 anos uma leitura obrigatória pelos políticos e pela população em geral.
Até mesmo a velha mídia busca inspiração nas matérias do Esmael.

Seriedade, competência, precisão e honestidade no que ele escreve, eu não poderia esperar menos do neto do Sr. Bento Moraes e filho do Sr. Alzemiro Moraes (por coincidência meu bisavô e meu avô).
Parabéns pelo blog Esmael!
Que fique mais 40 na ineternet com esta liderança merecida!
Aproveitem e vejam aqui o texto do próprio Esmael sobre o dia de hoje:
Melhor informar os bastidores da política como ela é em tempo real. Eis a missão deste blog quanto entrou no ar pela primeira vez, em março de 2009. Essa máxima ainda continua viva e a busca pelo fornecimento da notícia de qualidade, gratuita, é uma obsessão permanente.
Mas, nem tudo foram flores nessa Olimpíada. Em quatro anos de atividades, houve momentos de tensão e este blogueiro foi vítima de implacável censura política e judicial.
Entre os anos de 2010 e 2011, se somados os períodos que o blog ficou fora do ar, ultrapassa-se 12 meses. Ou seja, um quarto do tempo de sua existência foi surrupiado pela arbitrária censura.
A título de comparação, na Grécia Antiga, há 2500 anos, quando um cidadão cometia um “delito de opinião” era proibido de manifestar-se publicamente durante um ano. Veja, isso há 2500 anos.
Quero ressaltar que só escrevi (e escrevo) aqui sobre questões de domínio coletivo. Quem exerce cargo público está sujeito a críticas, mas isso não significou ou significa, em hipótese alguma, invasão à privacidade de quem quer que seja.
Fui censurado e perseguido politicamente porque emiti opinião contrária ao status quo, sobretudo ao processo eleitoral nativo – que decerto desagradou aos poderosos de plantão. Meu blog discute políticas públicas, cidadania com outro olhar e isso incomoda muito aos magnatas e barões da Província.
Este blog é uma trincheira em defesa da liberdade de expressão. Não se furtará em nenhum momento de se manifestar contra a censura seja ela de direita ou de esquerda. A liberdade de opinar é a conditio sine qua non para o Estado de Direito Democrático e um marco civilizatório. Disto eu não abro mão e por isto eu brigo.
Dito isto acima, lanço um olhar para o futuro, a meu ver alvissareiro, haja vista que essa nova mídia vem ocupando cada vez mais espaço tanto no mercado publicitário quanto no número de leitores.
Paralelamente, a velha mídia tem dificuldades para se “remoçar” ao não compreender a convergência digital e radicalizar a contradição entre a produção socializada de conteúdos, essência do capitalismo, e apropriação privada desse conhecimento produzido (mais restrito pela venda de conteúdos na internet). Esse fenômeno representa uma marcha à ré na história, uma volta à Idade Média, à era pré-Gutenberg.
Aliás, há muito tempo o número de leitores de blogs ultrapassou o de jornais e revistas impressos no país. Já posso afirmar que em breve estaremos nos calcanhares de rádios e TVs. A radiodifusão está se preparando para virar uma peça de museu (as teles que o digam!). Uma questão de tempo, de muito pouco tempo.
Nesses quatro anos, aprimoramos mutuamente a nossa convivência democrática, respeitando a pluralidade de ideias, as diferenças de gênero, enfim, mostramos que é possível massa crítica nessa profusão de informações proporcionada pela instantaneidade das mídias.
Obrigado pela convivência. Quero continuar fazendo o bom combate das ideias dentro dos princípios éticos, do respeito ao diferente, da prestação de serviço, da construção de uma cultura crítica.
Ofereço um abraço carinhoso, fraternal, a cada leitor que ajuda a construir este blog comentando, criticando, cobrando, denunciando, sugerindo, indignando-se…
Peço a sua ajuda para continuarmos essa parceria de sucesso que completa hoje 4 anos.
Muito obrigado. Esmael Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário