É preciso renovação política de verdade em Colombo


Tenho visitado vários de nossos bairros, conversado com muitas pessoas e vejo um desejo latente pelo surgimento de novas e reais lideranças colombenses.

Se olharmos o atual quadro político municipal, veremos que estamos estagnados no que se trata de surgimento de novos nomes, diria até que estamos atrelados ao século passado, não existe hoje um trabalho consistente de renovação, de atração de novos segmentos da sociedade civil organizada para os quadros políticos de nosso município.
Seria isto fruto de um total alienamento de nossos jovens?
Uma apatia da população com a classe política?
Este quadro pode e deve ser revertido.
Como? Com uma aproximação maior junto a população, levando o debate aos bairros, aos locais de encontros das pessoas, com reuniões periódicas, ouvindo a todos e participando ativamente das comunidades de Colombo.
Alguns podem se perguntar ou me perguntar se Beti Pavin não é esta renovação e por que eu a apoiei?
Beti foi injustiçada nos 08 anos que se passaram, ela foi a prefeita que mais fez em seu tempo, era o nome mais bem preparado qualitativamente para estas eleições. Por isso a apoiei.
Agora temos que ser realistas, Colombo de 16 anos atrás era uma, hoje somos totelmente diferentes, começando pela distribuição geográfica, a antiga sede do município estagnou seu crescimento, em contrapartida a região do Guaraituba e Maracanã cresceu exponencialmente, somos hoje a maioria esmagadora da população e dos eleitores, temos que nos conscientizar e sabermos aproveitar bem isto.
Então por que não nos separamos e criamos outro município?
No meu ponto de vista, não acredito que esta seja a solução, podemos sim, ser um único e grande município com a devida distribuição de riquezas e progresso para todos. Isso depende de nós, de nosso trabalho, de uma união verdadeira em prol de Colombo.
Beti assumiu a prefeitura, poderá ficar os 04 anos e mais 04, se souber escolher devidamente seu secretariado e sua equipe, fazendo isso direito, ela pavimentará um caminho tranquilo para a reeleição, ou, fazendo as escolhas erradas, nomeando pessoas sem a devida competência e capacitação, ela enterrará sua carreira e sua história política. Devemos sempre lembrar que somos mortais e ninguém é insubstituível.
Tenhamos em mente que daqui a 120 anos, nenhum de nós estará mais vivo nesta terra, será outra população, serão outros humanos, que, nos julgarão e viverão de nossas atitudes de hoje.
Tendo isso em mente, temos que fazer sempre o melhor de nós, com trabalho e dignidade.
Então? Qual é a Colombo do futuro?
O futuro é hoje, é os nossos atos, vamos fazer alguns prognósticos:
Beti Pavin montará sua equipe sabiamente, com pessoas preparadíssimas em cada nível da administração pública, com isso ela terá um caminho tranquilo para sua reeleição e poderá administrar Colombo pelos próximos 08 anos. E depois? Depois será uma repetição de hoje? Não teremos novas lideranças? Novos nomes e sobrenomes?
Colombo é uma cidade que hoje é muito mais Silvas, Ferreiras, Pereiras, Moreiras e tantos novos sobrenomes, muitos mais que os precursores deste grande município. É aí que temos de buscar as novas lideranças, o sangue novo que necessitamos, no entanto, sempre respeitando o passado e as pessoas que construíram nossa cidade, só que com uma nova maneira de pensar e agir.
Agora, vamos para a outra premissa, Beti escolherá mal seu secretariado e equipe, não desenvolverá o trabalho para que a elegemos e no final de 04 anos (que passam muito mais rápido do que muitas pessoas imaginam) será desgastada politicamente, teremos então novos nomes? Ou uma repetição das pessoas que aí se encontram? Uma coisa é certa, o povo já deixou bem claro que não quer mais J. Camargo, José Vicente e as pessoas ligadas a estes nomes, os colombenses querem novos quadros, novos nomes, temos hoje estes nomes? Dificilmente.
Vamos fazer um comparativo, Lula geriu o Brasil por 08 anos, após séculos de colonialismo imperialista, aonde pouquíssimas famílias se achavam donas do país, mostrou que a mudança pode acontecer, o povo brasileiro provou que não queria mais as famílias coronelistas tradicionais, Lula apresentou Dilma ao Brasil, uma mulher desconhecida da maioria, mas com um currículo gigantesco de serviços prestados ao Brasil, o povo elegeu Dilma, ela mostrou a que veio, muitos podem até torcer o nariz para o PT, só que Dilma se reelegerá e o PT provou que o povo não quer mais os velhos nomes da política.
Isto se reflete na realidade de Colombo, o povo reconduziu Beti a prefeitura, sensibilizou-se com as injustiças sofridas, porém, deixou claro que ficará de olho e vai cobrar o melhor.
Tudo isso nos mostra que, é preciso renovação política de verdade em Colombo, a cidade, seus cidadãos e cidadãs clamam por renovação e mudanças positivas.
Vejamos a câmara dos vereadores, eram 13 vereadores, aumentou-se para 21, mesmo com este aumento de mais de 70% nas cadeiras, voltaram apenas 05, ou seja, o povo está cansado de quem promete e nada faz, está cansado de incompetentes. Acredito que destes 21 que hoje se encontram, se não mostrarem logo a que vieram, poderemos ter uma renovação ainda maior na próxima legislatura.
Por isso, recai sobre Beti Pavin a responsabilidade do acerto, os erros estratégicos (torcemos para que não ocorram) não serão perdoados pela população. Beti poderá escrever em definitivo seu nome na história ou ser esquecida, depende somente dela, foi eleita para isso.
Quanto aos colombenses que querem de verdade atuar politicamente pelo bem do município, devem se unir, ter bons e preparados nomes, pessoas com um passado ilibado, responsáveis, capazes, qualificadas, com real interesse pelo bem comum, somente assim poderemos deixar em definitivo de sermos um simples município populoso, para sermos uma verdadeira metrópole.
Acredito em Colombo, acredito em nosso povo, acredito que juntos poderemos construir um grande futuro para nossa cidade.
Para isso é momento de união, de junção de forças, de motivação inspiracional para fazer isso acontecer;
Colombo ainda tem muito a oferecer aos seus filhos, bastará trabalharmos de verdade para isso e varrer os aproveitadores e oportunistas para o lixo da história, somente assim a cidade perseverará.
Apoiei sim Beti Pavin, espero o melhor para nossa cidade e jamais aceitarei o conformismo, comodismo ou entreguismo político. Se Beti fizer o melhor para Colombo, estaremos juntos.
Do contrário, teremos que continuar a busca pelo melhor para Colombo.
Independentemente de tudo, não podemos mais retroceder, não podemos aceitar velhos e desgastados nomes, temos que renovar, trazer sangue novo e novas atitudes para Colombo, com certeza todos nos agradecerão e o futuro se lembrará de nós como os pioneiros de um novo e melhor amanhã!
Eu, continuarei a lutar pelo melhor para Colombo, junto das pessoas boas, junto de quem vai sempre pensar e fazer o melhor para todos, todos juntos somos fortes e não teremos nenhum mal a temer!
E você? Fará a sua parte para esta Colombo que nós sonhamos?

3 comentários:

  1. Wilson, parabéns pelo artigo inteligente, escrito com muita coerência e clareza. Verdadeiro show de maturidade política e demonstração de cidadania. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. muito bom artigo meu amigo..

    ResponderExcluir
  3. juro que não estedi, nosso municipio parou 8 anos indepedentemente de nome lopes oliveira francisco e outros o que vale não são sobrenommes e sim competencia,e se não sobtrou espaças para aquele que tem o não tem sobrenome , não queremoxs um municipio sobregaregado de assessore sem qualificação.

    ResponderExcluir